A professora aposentada Alina Bugnotto Lampert, filha de Antonio Bugnotto e Agustinha Helena Gabbi Bugnotto, nasceu em Santa Maria. Ela teve cinco irmãos, Aleida Bugnotto Fernandes, Aquileu Antônio Bugnotto, falecido, Alice Maria Gabbi Bugnotto, Aleise Ines Bugnotto Pereira, falecida, e Lenir Helena Gabbi Bugnotto.
Alina estudou pedagogia na então Faculdade Imaculada Conceição (FIC), atual Universidade Franciscana (UFN). Lá, deu os primeiros passos para se tornar professora, em 1979. Logo após a formação, lecionou em escolas estaduais, como Cícero Barreto, Dom Antônio Reis e Marechal Rondon, e permaneceu na profissão até 2001.
Ela foi casada por 32 anos com o corretor de imóveis Sérgio Gilberto Lampert, falecido. O casal teve um filho, Sérgio Renato Lampert, 37, e as netas Helena Rodrigues Lampert, 6, e Sofia Rodrigues Lampert, 1.
Segundo o filho Sérgio, Alina estava sempre bem-humorada, e era uma incentivadora dos filhos nos estudos. Ele tem o sentimento de gratidão pelo apoio incondicional, amor, cuidado e carinho dados pela mãe.
– Ela era uma mãe muito cuidadosa e preocupada com o meu bem-estar – comenta o filho.
Alice sente saudades da companheira de todas as horas, e lembra da personalidade simpática e carismática da irmã.
– Ela ficará eternamente em nossa memória. Era prestativa e bastante presente em nossas vidas – diz Alice.
No tempo livre, a aposentada se dedicava ao lazer e amava assistir televisão e tomar o tradicional chimarrão. Além disso, gostava muito de conversar. Brincar com as netas era o que ela mais gostava de fazer.
A aposentada também tinha o hábito de fazer crochê, bem como de manter a forma física em dia. Para isso, semanalmente, frequentava aulas de yoga e hidroginástica.
Alina Bugnotto Lampert morreu, aos 76 anos, em 9 de novembro de 2020, devido à síndrome da angústia respiratória grave e infecção por coronavírus, não especificada. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.